Miniempresas finalistas da Feira Porto de Futuro
Publicado em 2022-04-07 por Direção

A ES Filipa de Vilhena tem 3 equipas selecionadas para participar na Feira Porto Futuro, no âmbito das ideias de negócio desenvolvidas no projeto A Empresa. O principal objetivo deste Programa é promover o empreendedorismo dos jovens.

A Porto de Futuro é organizada pela Câmara Municipal do Porto e será realizada no dia 20 de abril, entre as 9 e as 13 horas, na Exponor.

Os projetos foram desenvolvidos nas aulas de Aplicações Informáticas. As equipas selecionadas são constituídas por grupos de alunos pertencentes ao 12º C, orientados pela professora Daniela Cervan, e ao 12º D, orientados pelo professor Jorge Grante.

No 12º C, as equipas selecionadas são a Double IJC e a Move on.

A Double IJC dedica-se à produção e comercialização de uma marmita que pode ser aquecida por cabo USB ou por painel solar; a marmita é feita de casaca de arroz. Esta equipa é formada pelos alunos Ana Catarina Pinto – presidente; Inês Lage – departamento de vendas e financeiro; Inês Sofia Soares – departamento de marketing e recursos humanos; e João Fontes – departamento de operações e tecnologia.

A Move on dedica-se ao desenvolvimento de uma aplicação que visa auxiliar os migrantes à chegada a um novo país (proporcionando-lhes acesso fácil e rápido a informações sobre documentação, candidatura a emprego, inscrição em escolas e universidades, acesso. É constituída pelos alunos, Bernardo Santos – Chief Financial Officer; Diego Almeida – Chief Executive Officer; e Francisco Silva – Chief Operating Officer).

A equipa do 12º D é a BioBags e dedica-se à produção, distribuição e venda de sacos fabricados a partir de material amigo do ambiente (recursos vegetais). Serão, pois, sacos compostáveis, resistentes, impermeáveis e flexíveis, podendo ser reutilizados várias vezes. Esta equipa é constituída pelos alunos: Catarina Cardoso – presidente e diretora financeira; Rodrigo Ferreira – diretor de tecnologias de informação e comunicação e diretor de marketing; Caio Carlos – assessor de direção e diretor de operações; e Gabriel Pereira – diretor de vendas e de recursos humanos.

A Filipa de Vilhena participa há muitos anos do projeto A Empresa, promovido pela Junior Achievement e apoiado por um conjunto de voluntários oriundos do mundo empresarial.

A Feira Porto de Futuro é um espaço em que as equipas de alunos apresentam publicamente os seus produtos ou serviços, sujeitando-se à avaliação de um júri especializado.

Boa sorte para os nossos alunos!