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O Projeto Educativo é o documento estruturador da acção e funcionamento da Escola Secundária Filipa de Vilhena. Instrumento de planeamento estratégico da escola e organizador da consecução das suas finalidades, o Projeto Educativo é um guião para a comunidade educativa.
O Projeto Educativo define a missão – a razão de ser, a finalidade, a referência – e a cultura da escola, com os seus valores, normas e convicções. Nele estão, ainda, incorporados os princípios que definem a identidade da escola e o desenvolvimento de uma estratégia de acção.
Actualmente, as escolas tendem a instituir a autonomia e a inovação, a participação dos actores na especificidade organizacional, a abertura ao contexto, a responsabilização pelos serviços que prestam. A escola do terceiro milénio exige sensibilidade, capacidade de mudança e de inovação, capacidade de se transformar e de transformar. Um Projeto Educativo dinâmico é uma variável da organização escolar essencial para se sair da rigidez que tem caracterizado as escolas portuguesas.
O Projeto Educativo preconiza uma pedagogia positiva, numa atitude construtiva de diálogo, de análise da acção, de aprendizagem com a experiência continuada. É uma opção pedagógica a gestão da diversidade – cultural, de capital de conhecimentos, de maturidade, de ritmos de aprendizagem.
Em função do Projeto Educativo o Plano Anual de Actividades organiza as acções e identifica os recursos envolvidos para as concretizar.
- Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto, Portaria n.º 226-A/2018, de 7 de agosto, Portaria n.º 235-A/2018, de 23 de agosto;
- Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória homologado através do Despacho nº 6478/2017, de 9 de julho; as Aprendizagens Essenciais, homologadas através dos Despachos nºs 6944-A/2018, de 18 de julho, 8476-A/2018, de 31 de agosto, 7414/2020, de 17 de julho, e 7415/2020, de 17 de julho;
- A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania;
- Os perfis profissionais/referenciais de competência, para os Cursos Profissionais.