"Campus Russelberg" visitou a Filipa de Vilhena
Publicado em 2021-11-04 por Direção

A Filipa de Vilhena tem vindo a desenvolver um projeto Erasmus+, com a Escola “Campus Russelberg”, da Bélgica, subordinado ao tema “Mente sã em corpo são”.

No âmbito deste projeto, entre 25 e 30 de outubro, a nossa escola recebeu a visita de 14 alunos e 3 professores belgas. Os alunos belgas ficaram alojados nas casas dos alunos portugueses.

O grupo português é constituído por 15 alunos e 5 professores. Durante a semana em que o grupo belga visitou a Filipa de Vilhena, foi realizado um intenso programa de atividades. Este previa atividades diretamente relacionadas com questões de saúde física e mental, nomeadamente algumas sessões temáticas e uma tarde dedicada aos jogos tradicionais portugueses e amplamente participada pelo alunos do projeto.

Também foram realizadas atividades relativas às dimensões social e cultural. Neste âmbito, o grupo Erasmus visitou alguns locais emblemáticos da cidade do Porto, bem como as cidades de Guimarães, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

Uma das componentes do projeto é o trabalho conjunto dos alunos dos dois países. Este trabalho foi desenvolvido através da plataforma eTwinning, na qual os alunos escreveram as suas primeiras impressões acerca da forma como o intercâmbio estava a decorrer.

Todas as atividades decorreram num ambiente de camaradagem e boa disposição, tendo sido alcançados todos os objetivos a que se propunham.