Uma Janela para o Universo
Publicado em 2018-03-14 por Direção

No passado dia 22 de Fevereiro os alunos das turmas A e B do 7º ano da Escola Secundária Filipa de Vilhena deslocaram-se, usando os transportes públicos, ao Planetário, situado no Pólo III da Universidade de Porto, para participarem numa atividade no âmbito da disciplina de Físico-Química e aprofundarem, assim, os seus conhecimentos sobre o Universo.

Da sessão no auditório fizeram parte a curta-metragem Exoplanetas e diferentes momentos imersivos de observação do céu noturno, como o Espantoso Telescópio e Uma Aventura no Sistema Solar, que permitiram a este grupo de alunos conhecer a história do telescópio, compreender como este foi essencial para o Homem conhecer o lugar que ocupa no espaço e como a sua utilização pelos astrónomos permite expandir o conhecimento do Universo e dos seus mistérios, bem como ficar a conhecer melhor o Sol, os planetas principais, os planetas anões e restantes corpos de pequena dimensão do Sistema Solar.

Os alunos foram acompanhados nesta visita pelos professores de Físico-Química, Francês, Educação Tecnológica e Ciências Naturais, respetivamente, Ana Paula Fonseca, Ana Carvalho, Olga Gil e Tiago Carvalho. As sessões em que os alunos participaram tiveram a duração de cerca de uma hora e foram do agrado de todos os participantes.