Filipa de Vilhena

Mais informados, mais capazes, mais livres.

Projeto “Ciência na Escola”

Projeto “Ciência na Escola” é um projeto da Fundação Ilídio Pinho que lança, no início do ano escolar, um concurso anual de ideias para projetos de natureza científico-pedagógica nas áreas das ciências, organizado para escalões etários distintos, não deixando de fora o ensino profissional. 

De acordo com um tema proposto anualmente, a Escola prepara um projeto que respeite as orientações propostas e que envolva as disciplinas da área científica que é submetido à primeira fase “Concurso de ideias”. Os alunos participantes podem ser do ensino básico ou do ensino secundário.

Se a escola for selecionada para a segunda fase, tem de desenvolver o projeto até ao mês de maio. Existem, ainda, mais duas fases, participar na Mostra final dos 100 melhores projetos e ter a possibilidade de ser escolhido para a atribuição de um prémio.

As entidades parceiras são as Instituições do Ensino Superior (Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico, Centro Ambiental da Quinta do Covelo, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto…) que ajudam a concretizar o projeto.