Filipa de Vilhena

Mais informados, mais capazes, mais livres.

#NarcisOnline

# NARCISONLINE: OS RETRATOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES NAS REDES SOCIAIS

Projeto dinamizado para e pelos alunos do 12º I e cujos principais objetivos são: 

  • Promover a consciência pública para os riscos da divulgação nas redes sociais das fotografias que as crianças e adolescentes fazem de si próprias.  
  • Favorecer a aquisição de ferramentas de utilização e produção crítica dos conteúdos online gerando mecanismos de autodefesa criativos face a potenciais ameaças.
  • Favorecer a aprendizagem e o domínio dos conteúdos previstos nos programas das disciplinas de Desenho A e Oficina Multimédia B.

A concretização prática do Projeto incluiu 3 momentos presenciais nos quais estão envolvidas as disciplinas de Desenho A e Oficina Multimédia. Assim, a 16 de novembro, foi realizada a sensibilização para os processos de captação, produção e comunicação das imagens a partir do espólio de câmaras e dispositivos óticos do Fundo Fotográfico Teófilo Rego; a 23 e 30 de novembro ocorreu a Criação: Duas oficinas de trabalho prático com atividades que permitiram produzir e analisar imagens de retrato e o impacto que a sua divulgação nas redes sociais pode ter para o próprio, bem como, para o outro.

As entidades parceiras para a concretização do projeto são o Serviço Educativo da Casa da Imagem – Fundação Manuel Leão e a Fundação EDP.