Filipa de Vilhena

Mais informados, mais capazes, mais livres.

Escolas Associadas da UNESCO

O projeto Escolas Associadas da UNESCO trabalha com alunos de todos os anos de escolaridade e pretende sensibilizá-los para o respeito pelo património histórico, cultural e natural e fomentar experiências promotoras de aprendizagem intercultural. Pretende também que os nossos alunos conheçam os elementos essenciais da cultura e do património português, que adotem estilos de vida ativos e que sejam cada vez mais autónomos e empreendedores.

Para o efeito, este projeto comemora efemérides e datas com especial relevância no âmbito da história e da cultura portuguesas, dos direitos humanos e relações interculturais. Também realizamos visitas de estudo e intercâmbios escolares e dinamizamos atividades de voluntariado junto de idosos e crianças de Paranhos, sendo nossos parceiros a Junta de Freguesia de Paranhos, a Câmara Municipal do Porto, a Universidade do Porto e ainda algumas instituições sociais e culturais da cidade do Porto.

No presente ano letivo, centraremos a nossa atenção no tema “Oceanos”, iniciando um conjunto de atividades no âmbito das comemorações dos 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães.