Filipa de Vilhena

Mais informados, mais capazes, mais livres.

Distribuir Afetos

O projeto “Distribuir Afetos” é um projeto de voluntariado e de cidadania, iniciado pela turma-piloto, do Ensino Básico, de Autonomia e Flexibilidade, que pretende despertar para uma nova consciência social centrada no bem-estar dos outros e na necessidade de promover o desenvolvimento harmonioso da sociedade.

“Distribuir afetos” tem como objetivo envolver os jovens em atividades de voluntariado, promover a solidariedade e a entreajuda e impulsionar uma cultura educacional baseada na defesa dos valores de entreajuda e de solidariedade como meio de promoção da coesão social.

As atividades realizadas ou a realizar passam por campanhas de solidariedade, como venda de plantas (este ano destinadas à Associação o Joãozinho), comemoração de dias alusivos a problemas sociais, com venda de símbolos destes dias e campanhas de recolha de produtos e bens necessário (por exemplo recolha de produtos de higiene para crianças e mulheres vítimas de violência doméstica).

Destina-se a toda a comunidade educativa e tem sido dinamizado pelos alunos do 8º ano, Turma B.

As parcerias são as instituições que tratam de alguns problemas sociais (Associação o Joãozinho, Associação Sol, Cruz Vermelha, ...).