POBREZA, DIREITOS HUMANOS E COMBATE À EXCLUSÃO
Publicado em 2018-12-05 por Direção

A propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza – 17 de outubro

O núcleo do Porto da Rede Europeia Anti-Pobreza dinamizou duas sessões dirigidas aos alunos do 10º E e do 10º G e que decorreram nas respetivas salas de aulas, nos tempos da disciplina de Filosofia. Estiveram presentes a técnica social Liliana Pinto e a D.ª Cármen, que veio dar o seu testemunho de pessoa que já viveu uma situação de pobreza e de exclusão.

Apresentaram a EAPN como associação não governamental dedicada ao combate à pobreza e à exclusão social e explicaram que iriam tratar dos valores que subjazem à Declaração Universal dos Direitos Humanos. Depois, apresentaram o jogo “Cocas da Inclusão” e explicaram a técnica de criação desse jogo. Cada aluno construiu o seu e depois todos jogaram, aproveitando os resultados do jogo para discutir valores como igualdade, justiça, solidariedade…

Por fim, foi exibido um pequeno vídeo, relativo à campanha “Pobreza Não”, https://www.youtube.com/watch?v=3s4TTrMxo8Q . Depois de o visualizarem, os alunos foram convidados a explicar qual das mensagens mais os tinha impressionado, o que originou conversas amplamente participadas.