Os Maias - Episódios da vida Romântica
Publicado em 2018-02-23 por Direção

No dia 7 de fevereiro de 2018, por iniciativa das professoras de Português Paula Fonseca, Michelle Nogueira e Natália Monteiro, os alunos do 11º ano tiveram a oportunidade de assistir, na Biblioteca da Escola, a uma adaptação dramática da obra queirosiana Os Maias.

A encenação, a cargo da companhia de teatro ETCetera, sediada em Vila Nova de Gaia, contou com um elenco de seis atores, que deram vida às personagens mais marcantes do romance de Eça: Carlos da Maia, Afonso da Maia, Maria Eduarda, Ega, os condes de Gouvarinho, os Cohen, Tomás de Alencar, Guimarães e Dâmaso Salcede.

Durante mais de duas horas, os alunos puderam vibrar, rir, comover-se com as diversas peripécias da trama que envolve a família Maia e com a crónica de costumes que lhe serve de pano de fundo. A dramatização, respeitando o fio narrativo, a linguagem, o cenário, os figurinos e o olhar mordaz do autor sobre a sociedade oitocentista, constituiu um importante complemento ao estudo de Os Maias e um incentivo ao aprofundamento da obra de um dos mais brilhantes escritores portugueses do séc. XIX.

No final, os alunos foram unânimes em reconhecer o interesse e a pertinência da representação, sublinhando a inesperada comicidade presente na obra.