Guernica e os fuzilamentos de Góya: a história por detrás das pinturas
Publicado em 2018-05-13 por Direção

Neste dia 26/abril, evocámos o aniversário do terrível bombardeamento da cidade de Guernika, pela aviação alemã, em 1937, que alguns de nós visitaremos dentro em breve.

A Dr.ª Dália Dias veio ajudar-nos a contextualizar o que ali se passou e mostrou-nos como pode ser forte e perturbadora a ação dos artistas, sejam pintores ou poetas, quando conseguem tocar a consciência e a sensibilidade humana através das suas artes.

Foi o que conseguiu Picasso com a sua obra Guernica, na Exposição Mundial de Paris, nesse mesmo ano de 1937 e também o pintor Góya e o poeta Jorge de Sena, a propósito de atrocidades cometidas durante as invasões francesas, em Espanha.

Estiveram presentes as turmas 10ºB, 10ºG, um grupo significativo de alunos do 12ºI que se inscreveram e alunos colaboradores do Projeto Escolas Associadas da UNESCO.