ESFV no Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ)
Publicado em 2019-12-11 por Direção

Uma nova experiência e memórias para a vida foi o que a delegação de alunos da Escola Secundária Filipa de Vilhena (ESFV) trouxe da sua participação na Sessão de Seleção Regional do PEJ, que se realizou nos passados dias 22, 23 e 24 de novembro, na cidade de Aveiro.

Francisco Gomes (11º A), Nuno Delgado (11º B), Carolina Santos (11º C), Rafael Babo (11º G), Beatriz Carvalheira (11º H) e Bárbara Monteiro (11º I) foram acompanhados pela professora Isabel Gonçalves nestes três dias – o primeiro destinado a atividades de team-building (interação entre todos os jovens e membros dos grupos de trabalho), o segundo preenchido com atividades de committee work (trabalho em grupo, com jovens de outras escolas, sobre temas prementes na União Europeia), e o terceiro dedicado a uma General Assembly, uma atividade em tudo semelhante a uma sessão do parlamento europeu. Nesta assembleia geral, os grupos de trabalho apresentaram as suas moções e a sua proposta de resolução dos problemas identificados. Viram, ainda, as suas moções serem votadas por todos.

O fim de semana terminou com o hino da União Europeia, abraços fortes e amizades para a vida!

Após uma semana, chegaram os resultados da seleção regional. É com muito orgulho que vemos quatro alunos da delegação da ESFV serem selecionados para a Sessão Nacional de Seleção, que se realizará no Porto, em abril de 2020. Estão de Parabéns! Os alunos não selecionados encabeçam a lista de suplentes, e poderão ainda ser selecionados, ou candidatar-se como participantes individuais. A experiência vai continuar!