1º e 3º prémios no INNOVATION CHALLENGE
Publicado em 2019-03-11 por Direção

Tal como há uma série de anos, no dia 8 de março participámos no Innovation Challenge e podemos orgulhar-nos do trabalho desenvolvido pelos nossos alunos.

Desta vez, o evento decorreu nas instalações da Escola Secundária do Cerco e estiveram presentes cinco alunos das turmas B, D, F e H do 12º ano.

A organização, a cargo da Junior Achievement e da Câmara Municipal do Porto, apresentou um desafio relacionado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Todos os grupos, constituídos por alunos de diferentes escolas da cidade, tinham que “resolver” um desafio relacionado com um dos objetivos escolhidos pela organização.

Os nossos alunos passaram o dia a delinear uma estratégia e a debater com colegas de outras escolas as melhores formas de combater a pobreza absoluta, as desigualdades e discriminações, as mudanças climáticas, a criação de formas alternativas de solucionar problemas energéticos e de poluição do meio ambiente, a necessidade de despoluir os oceanos…

No fim, todos tiveram de apresentar uma solução e sujeitá-la à avaliação de um júri constituído por personalidades oriundas do meio social, municipal e empresarial.

Dois dos grupos integrados por alunos da Filipa ganharam o 3º e o 1º prémios, respetivamente, um conjunto de bilhetes para o festival Marés Vivas e um conjunto de auscultadores. Também participaram o Tiago Oliveira (12º H), a Matilde Prucha Abreu (12º F) e o Filipe Pinto (12º B).

Independentemente dos prémios, pensamos que este projeto dá aos alunos um conjunto de ferramentas essenciais para o seu futuro como cidadãos e como profissionais.

Parabéns às nossas vencedoras – Valéria Costa (12º D), no grupo que venceu o 1º prémio, e Ana Filipa Teixeira (12º H), no grupo que venceu o 3º prémio.